Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

terça-feira, 23 de março de 2010

Como fazer uma parede listrada!


Dicas para fazer uma parede listrada

Pintar uma parede com listras tornando-a mais divertida e prazerosa de ser vista é relativamente fácil, mas exige paciência e alguns cuidados importantes. A seguir, apresento um passo a passo para a realização bem sucedida da pintura de uma parede listrada.

Ferramentas para desenhar as listras : trena, nível, lápis, régua de alumínio ou de madeira (de um metro ou pouco mais).

Material de pintura: fita crepe (de 48mm e 25mm), rolo de lã de diferentes larguras (se a parede for lisa prefira os anti-gotas), pincél,bandeja, massa acrílica ou massa corrida em pequena quantidade, lixa massa grão 100 e grão 220.


1º Passo : Planejar a quantidade de listras, a largura das mesmas, e as cores que serão utilizadas.

A primeira coisa que se deve fazer antes de iniciar o trabalho de pintura diz respeito ao planejamento . Devemos planejar as listras criando um layout com a combinação das cores que se deseja empregar na parede. Para isso, primeiramente meça a parede que deseja pintar e depois desenhe a parede (medidas de largura e altura e aberturas se houverem) no seu computador utilizando um software gráfico (recomendo o Corel Draw). Em seguida, desenhe as listras no Corel e depois faça a combinação de cores das listras . Fazendo isto você terá uma boa noção de como ficará o resultado da pintura da sua parede e terá a certeza que o número de listras e a medida das mesmas, assim como a combinação das cores sairá conforme o esperado.


2º Passo: Definir a pintura de fundo da parede a ser pintada.

Se a parede tiver sido selada (pronta para receber pintura) proceda a pintura de fundo observando :

a) Para parede de listras de duas cores: escolha uma das cores como sendo a cor de fundo tomando o cuidado para escolher a cor clara para o fundo. Neste caso, pinte com 03 demãos da tinta de fundo.

b) Para parede de listras variadas: utilizar uma cor como sendo a cor de fundo poderá ser "interessante" ou não. Isto dependerá da percentagem da área da parede a ser pintada com a cor que se deseja para o fundo. Eu adoto como regra o valor de 30%. Se a área da parede a ser pintada com a cor desejada para o fundo representar menos do que 30% da área total da parede, então é possível que a adoção de de uma cor como sendo a cor de fundo seja desnecessária ou até mesmo desaconselhável.


3º Passo: Desenhar as linhas base para a demarcação das listras:

Para desenhar as linhas que servirão de base para a demarcação das listras com fita crepe utilize trena, nível de bolha, uma régua de alumínio ou de madeira (perfeitamente reta) e lápis. É importante usar o nível de bolha a fim de evitar que as listras fiquem desniveladas ou com larguras diferentes ao longo das mesmas. Faça vários pontos de referência utilizando trena e nível em toda extensão da listra a ser desenhada e depois utilize uma régua de alumínio (um perfil de 1 metro ou pouco mais) para traçar linhas unindo os pontos. Recomendo utilizar o nível de bolha em conjunto com a régua de modo a confirmar o nível da linha que se está desenhando.


4º Passo: Demarcar as litras com fita crepe.

Uma vez desenhada à lápis as linhas das listras então é só usar fita crepe para delimitar a área de pintura. Pressione bem a fita crepe contra a parede(faça isso com seus próprios dedos) para evitar que a tinta escorra pelas micro-frestas entre fita e parede. Já li na internet pessoas recomendando utilizar borracha para pressionar a fita crepe, mas é um procedimento desnecessário e inútil. Apresento no final do POST uma técnica que, se bem empregada, resolverá o problema do escorrimento da tinta por baixo da fita crepe.

Utilize fita crepe (48mm) quando a largura da listra a ser pintada for menor, parecida, ou igual a largura do rolo utilizado. Nos demais casos, por questão de economia, pode ser utilizado fita crepe de largura inferior (25mm).


5º Passo: Pintar com 03 demãos de tinta fazendo uso, preferencialmente, de um rolo de lã.


6º Passo: Retirar cuidadosamente a fita crepe.

Retire a fita crepe cuidadosamente tomando os seguintes cuidados e providências:

a) Se a tinta utilizada for diferente da tinta Acrílica Fosca ou PVA talvez seja necessário o uso de um estilete para auxiliar na retirada da fita crepe. Utilizando um estilete faça um leve corte na parede junto à borda da fita crepe. Este procedimento evitará que na retirada da fita crepe a linha de borda da listra seja danificada ou parte da tinta da mesma seja removida .

b) Se a fita crepe estiver muito aderida a parede utilize uma esponja molhada e umedeça a fita crepe antes de iniciar a retirada da fita. Este procedimento facilitará a retirada da fita crepe bem como poderá evitar o arrancamento da tinta de fundo onde a fita está grudada.


PARA EVITAR ESCORRIMENTO DA TINTA POR BAIXO DA FITA CREPE
Um problema comum na pintura de listras na parede é o escorrimento da tinta por baixo da fita crepe deixando as bordas das listras com um aspecto visual indesejado. Isso ocorre mesmo se a parede for lisa e nivelada e mesmo que se tenha pressionado adequadamente a fita contra a parede.

Um procedimento que evita o escorrimento da tinta por baixo da fita crepe é a utilização de massa acrílica ou massa corrida junto à borda da fita crepe. Veja como fazer:

a) Aplique com a ponta do dedo uma pequeníssima quantidade de massa junto a borda da fita crepe. Este procedimento veda as micro-frestas existentes entre parede e fita crepe e evita o escorrimento da tinta por baixo da fita.

b) Se necessário lixe a massa aplicada com lixa própria para massa . Se foi aplicado uma pequena quantidade de massa conforme o indicado, uma lixa de grão 220 ou superior é o recomendado. Faça isso com cuidado para evitar danificar a fita crepe e rasgá-la. Após lixar a massa, elimine o pó do local e em seguida pinte a listra conforme já indicado. Vale mencionar que o uso de uma camada mínima de massa junto à borda não dificultará em nada a retirada da fita crepe da parede.

Imprimir esta página