Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Como elaborar um currículo - parte 4

E ai? Continuamos?
Bora então!


Dica 5 – Cuidado com frases ou expressões “manjadas”.

Comentário:
Evite dizer ou mencionar aquilo que não sabe da empresa. Evite, por exemplo, o uso da frase "nesta conceituada empresa" quando o nome da empresa não tiver sido mencionado na oferta de emprego. Lembro que o uso desta frase representa, além da demonstração de respeito pela empresa, uma forma de elogio, portanto, elogiar aquilo que não se conhece soará como algo muito superficial, uma inverdade, algo insincero. Outro motivo para não usar a frase na situação referida é de que o recrutador poderá pensar que o candidato se apropria de frases prontas e as utiliza sem pensar ou sem o devido cuidado.

Dica 6 – Mencione seus conhecimentos.

Comentário:
Se você possui conhecimentos em algo, que diga respeito à vaga oferecida, mencione sempre, mesmo que não tenha feito cursos para adquiri-los. Isto é muito importante, pois, algumas vezes, é melhor indicar seu conhecimento do que indicar um curso de algo que, potencialmente, já tenha esquecido. Isto é válido, principalmente, para softwares de informática.

Dica 7 - Carta de apresentação.

Comentário:
Vai fazer? Então seja sintético, objetivo e educado. Faça uma carta de no máximo 10 linhas e utilize um espaçamento de parágrafo agradável para a leitura. Lembre-se que a carta é de apresentação por isso coloque-a na frente de seu currículo. Jamais coloque a carta de apresentação e currículo na mesma página. Faça a carta em uma página e o currículo em outra. Ahhhh!! e seja criativo, original. Use sempre suas próprias palavras e se for utilizar cartas de apresentação da Internet, use-as tão somente como fonte de inspiração.

Dica 8 – Mande currículos individualmente para cada empresa.

Comentário 1:
Enviar currículos para várias empresas ao mesmo tempo não é nada legal. É uma prática comum, mas pode atrapalhar o candidato e definir sua exclusão do processo seletivo. Não raro, percebe-se erros, por exemplo, no campo OBJETIVO onde candidatos postulam o interesse a uma vaga diferente daquela ofertada. É um tipo de erro que poderia ser facilmente evitado caso houvesse a individualização dos e-mais. Eu aconselho o candidato a dedicar um tempinho maior para o envio de e-mails individualmente, retirando ou incluindo informações nos currículos, de modo a aumentar as chances de ser selecionado para uma entrevista.

Dica 9- Mencione seu endereço completo .

Comentário:
Indique o nome da rua, bairro e cidade onde você mora. Nunca coloque somente a rua, pois isso não define necessariamente a cidade onde você mora. Saliento que o endereço é importantíssimo na avaliação do recrutador. Com base nele, o recrutador saberá de sua necessidade ou não de vale transporte, vale refeição, tempo para deslocamento até o emprego, etc

Dica 10 – Cuidado com a expressão “salário a combinar”.

Comentário:
Esqueça da expressão “salário a combinar” se o salário já foi mencionado na oferta de trabalho que você está se candidatando. É pouco provável que o candidato seja chamado para uma entrevista, pois “parece” que o mesmo não está de acordo com o salário oferecido pela empresa. De que adiantará selecionar um candidato para uma entrevista se o mesmo deseja receber um salário diferente daquele que o recrutador pode ou deseja pagar?

******
Ufa! Muita coisa né! Quer dar uma pausa para ir ao banheiro? Vai lá, eu espero!
Continuamos no próximo Post.
******

0 comentários:

Postar um comentário

Imprimir esta página