Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Como elaborar um currículo - parte 2

Nos processos seletivos que utilizo, normalmente solicito que os candidatos enviem seus currículos através de e-mail. Esta é uma prática cada vez mais comum no processo seletivo das empresas. Antes de abordar os cuidados que os candidatos devem ter na elaboração dos currículos falarei um pouquinho sobre o envio dos mesmos via e-mail.


Dica 1 - Utilize um e-mail próprio para enviar seu currículo!

Comentário :
Usar o e-mail de outra pessoa para enviar o currículo é um péssimo sinal. Primeiramente porque parece que o candidato não possui e-mail e, dependendo da vaga em questão, isto é imperdoável. Outro motivo para não cometer este “pecado” é que a iniciativa para a busca do emprego pode ser posta em xeque além, é claro, da possibilidade do recrutador pensar que o candidato não possui a independência e maturidade necessárias para a vaga que está sendo ofertada.

Dica 2 - Coloque o assunto no e-mail e também uma mensagem de apresentação no corpo do e-mail.

Comentário 1:
Seja sintético nas palavras. Escreva no corpo do e-mail algo assim:
Olá! Boa tarde!
Estou encaminhando meu currículo para apreciação. Desde já, agradeço a oportunidade e me coloco à disposição para contato posterior,
atenciosamente;
José da Silva.

Comentário 2:
A inclusão da mensagem de apresentação não define a seleção do seu currículo e, provavelmente, também não defina a sua eliminação, no entanto é um item que vem a somar. Lembre-se que o seu currículo é “um somatório de coisas” e, no final, quem tem o maior "somatório" recebe a oportunidade para uma entrevista. Então, não perca a oportunidade e vá somando pontos desde o princípio!

Dica 3 - Formato de arquivo.

Comentário 1:
Escolha um formato de arquivo que possa ser facilmente aberto e visualizado pelo recrutador. Dê preferência a arquivo no formato WORD versão 2002 ou anterior.
Aqui já enumero o primeiro grande erro do candidato a uma vaga de emprego : enviar arquivo no formato do WORD 2007 ( docx) .

Comentário 2:
Arquivos salvos na versão do WORD 2007 no formato "docx" não podem ser abertos em versões anteriores do software. É bom lembrar que esta versão do WORD, até o momento,não é a mais utilizada pelas empresas e, assim, seu currículo corre sério risco de não poder ser analisado pelo recrutador.
Na Internet há softwares freeware que permitem a visualização dos arquivos no formato do WORD 2007 (docx) mas poucos os conhecem.

Comentário 3:
Nunca escolha formato do arquivo em JPG e nem ponha seu currículo diretamente no corpo do e-mail, pois, caso seu currículo seja impresso, provavelmente, ele fique em desvantagem estética em relação ao currículo dos concorrentes.

Comentário 4:
O envio de currículo no formato PDF é interessante, pois mostra que você, provavelmente, sabe das qualidades deste formato (isto é positivo), mas mande também uma cópia do arquivo em formato de arquivo do WORD. Isto demonstrará que você, além de conhecer as potencialidades do arquivo no formato PDF, é cauteloso e atencioso, pois possibilita que o recrutador abra o arquivo digital no formato de arquivo que ele puder ou desejar.

******
Ta cansando? Relaxa! Tome um refresco, um copo de água, eu espero! Continuamos logo mais no próximo post.
******

0 comentários:

Postar um comentário

Imprimir esta página