Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Tempo máximo para ocupação de cargo político eletivo - uma questão de necessidade?

Há algum tempo venho pensando sobre a necessidade de se criar algum tipo de mecanismo ou lei que impeça ou que, pelo menos, desestimule que políticos eleitos pelo voto popular percebam a política como uma maneira pura e simples de ganhar dinheiro . Nesse sentido acho que uma das questões que mereceriam uma atenção especial é a limitação do tempo de permanência dos políticos brasileiros em cargos eletivos.

Este controle de tempo já ocorre nos cargos executivos -prefeito, governador, presidência- mas entendo que deva ser aperfeiçoado. Num primeiro momento, acho que o controle de tempo (mandatos) deveria ser estendido aos cargos do legislativo . Depois, acho pertinente a definição de um prazo máximo para o exercício de atividade política remunerada nos cargos eletivos por voto popular (20 anos? 30 anos? 40 anos?).

Entendendo esta medida como benéfica à população brasileira, por curiosidade, resolvi dar uma pesquisada sobre a vida política de dois dos personagens mais antigos da história da política brasileira (Pedro Simom e José Sarney). Não vou analisar aqui se os dois são bons ou maus políticos mas acho, com todo o respeito a ambos, que os cerca de 50 anos de atividade política remunerada, por cada um, algo extremamente exagerado.

Eu fico imaginando o tipo e a qualidade da contribuição que um político possa dar aos brasileiros e à política brasileira após tanto tempo.

Me parece provável que, no início, o desempenho político (qualidade e força de contribuição) , dependendo do real interesse de cada político, seja ascendente e atinge um ápice após alguns anos. Após um determinado prazo, o desempenho, provavelmente, seja descendente, devido, principalmente, à desilusão ou ao comodismo. Qualquer que seja o profissional que fique por tanto tempo numa mesma profissão, após muitos anos, tem uma tendência, de um modo geral, a se acomodar e o desejo de fazer o seu melhor costuma diminuir.

Com os políticos isto certamente não é diferente e a desilusão por não ver as coisas acontecerem é facilmente imaginável . A força com que os políticos defendem as suas idéias -ideais - certamente não será a mesma ao longo dos anos. Com o tempo acho que a desilusão é tamanha que o principal interesse dos políticos passa a ser a pura e simples manutenção do seu "ganha pão". O interesse próprio passa a falar mais alto e o interesse coletivo -que diz respeito a população brasileira - potencialmente fica prejudicado.

Enfim, acho que a questão é interessante, polêmica, de interpretações compreensivelmente variadas, mas certamente merecedora de reflexão.

Curiosidades:
1- Pedro Simom (senador/RS)
Eleito vereador em 1958; deputado estadual em 1962, 1966,1970,1974 ; senador em 1978, governador em 1986; senador em 1990,1998,2006. Seu mandato expira em 2014.

2- José Sarney (senador/AP)
Eleito deputado federal em 1955.
Governador do Maranhão entre 1966 e 1971
Senador pelo Maranhão entre 1971 a 1985 .
Presidente de República entre 1985 a 1990 .
Foi eleito senador em 1990,1998,2006. Está no 5º mandato. Seu mandato expira em 2014.

0 comentários:

Postar um comentário

Imprimir esta página