Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Como elaborar um currículo - parte 1

Quando eu resolvi criar meu BLOG a primeira coisa que pensei foi na sua utilidade para os internautas. Eu procuro usar o BLOG para transmitir minhas idéias, conhecimentos, enfim, procuro ser útil. Os posts referentes a elaboração de currículos certamente não são originais. Esta não é minha preocupação, pois meu objetivo principal é de contribuir, fazer minha parte, para que muitos candidatos a uma vaga de emprego consigam elaborar um currículo adequadamente, melhorar o currículo que já utilizam e, consequentemente, ter maiores chances num processo seletivo.

Sempre que tenho contato com currículos, me deparo com inúmeros erros ou "deslizes" na elaboração dos mesmos. Esses erros ou "deslizes" fazem parte da maioria dos currículos (talvez 90%). Como são muitos os candidatos que participam dos processos seletivos para uma mesma vaga, acredito que apenas 10% dos candidatos passam no teste da apresentação dos currículos. É um número muito baixo né? Consciente deste problema resolvi postar a respeito.

Antes de prosseguir quero dizer que meu objetivo aqui é essencialmente o de contribuir e , em alguns momentos, procuro fazê-lo de uma maneira mais divertida e agradável. Sei que procurar emprego não é nada divertido, às vezes é angustiante e, não raro, traz muito sofrimento. Apesar disso, eu aconselho àquele que estiver procurando um emprego a fazê-lo com entusiasmo, procurando transmitir uma imagem positiva para o recrutador, pois ele sempre preferirá contratar alguém que venha a somar na empresa e energia negativa dificilmente o fará pensar desta maneira.

******
As dicas que apresentarei, logo mais, são frutos exclusivamente dos critérios que utilizo quando seleciono algum funcionário e do conhecimento que tenho de outras empresas ou recrutadores. Muitas dicas baseiam-se, simplesmente, no emprego do bom senso e ,sendo o processo de recrutamento de um candidato algo “meio subjetivo”, evidentemente haverá divergências em algumas dicas apresentadas. Acredito, porém, que as mesmas possam ser utilizadas na elaboração dos currículos da ampla maioria dos candidatos a um emprego.
******

Bem, chega de blá,blá, blá, vamos ao começo! Passe para o próximo post!

2 comentários:

  1. Aproveitei todas as dicas, e gostei mais ainda de teres tido a idéia de criar um blog de utilidade de muitas pessoas. Parabéns e obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Luisa. Espero que muita gente se aproveite das dicas e melhorem a apresentação de seus currículos porque perder a oportunidade de emprego por causa de algo tão primordial como um currículo não está com nada né?

    ResponderExcluir

Imprimir esta página