Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

terça-feira, 21 de abril de 2009

Como elaborar um currículo - parte 5

E aí? Tudo certinho? Lavou as mãos? Beleza, então vamos continuar!


Dica 11 – Cuidado com frase do tipo “preciso muito do emprego”.

Comentário:
Acho negativo apelar para frase do tipo “me escolha porque preciso muito do emprego”, pois, com a crise de emprego dos dias atuais, este tipo de mensagem não o diferencia em relação aos demais candidatos à uma vaga e apenas demonstra, com mais ênfase, seu desespero. É bom lembrar que o recrutador não decide baseado na emoção e , se assim o fosse, muito recrutador contrataria mais candidatos do que as empresas realmente necessitam. Para o recrutador, todos que lhe enviam currículos desejam e precisam da vaga a qual estão se candidatando, exatamente como você.

Dica 12 – Para quem está entrando no mercado do trabalho.

Comentário:
Se você está entrando no mercado de trabalho e não possui experiência alguma eu aconselho a demonstrar de alguma maneira sua força de vontade, disposição e suas habilidades ou conhecimentos. Por exemplo: suponha que existe uma vaga num escritório de cobrança. Se você não possui experiência alguma mas é firme em cálculos e possui raciocínio rápido, mencione. Além disso, indique seu desejo de ser oportunizado com a vaga oferecida. Este procedimento não implica na seleção de seu currículo, mas ao fazê-lo, você aumentará consideravelmente as chances disto acontecer. Saliento que, se você não demonstrar nenhum atributo que o qualifique para a vaga oferecida, certamente perderá a concorrência para candidatos que possuem experiência.

Dica 13 – Para candidatos com qualificação superior a desejada para a vaga oferecida.

Comentário:
Nos dias atuais é muito comum candidatos que possuem formação superior (3º grau) se candidatando a vagas de nível médio. É um sintoma da crise de emprego, infelizmente. Destaco que um candidato que tenha formação de nível médio provavelmente leva vantagem em relação a quem tem formação superior. Isto acontece porque as empresas consideram ser provável que, em pouco tempo, o profissional com formação superior, fique descontente com o emprego e logo estará procurando outra oportunidade.
Se o candidato com formação superior não quiser levar desvantagem na concorrência a uma vaga que requer apenas formação de nível médio, então é melhor justificar o motivo da pretensão à vaga. É perfeitamente compreensível, por exemplo, um candidato que tenha feito uma faculdade e que, depois de um tempo, não tenha vontade de trabalhar na área que tenha tido formação. Se esta for sua realidade, então indique-a para o recrutador, caso contrário, seu currículo corre sérios riscos de ser eliminado do processo seletivo.

Dica 14 – Indique mês e ano de suas experiências profissionais.

Comentário:
As empresas, de um modo geral, costumam analisar o tempo que o candidato permanece em seus empregos, por isso é desejável a indicação de mês e ano das experiências profissionais que o candidato teve. Esqueça de colocar somente o ano que trabalhou em determinado lugar, pois ele não demonstra efetivamente o tempo que permaneceu no emprego e pode ser interpretado pelo recrutador como uma tentativa de omissão da informação. Saliento que o tempo de permanência maior nos empregos não define, necessariamente, a contratação de um candidato, mas tempos de permanência pequenos definem, normalmente, a exclusão do candidato do processo seletivo da maioria das empresas.

Dica 15 e última - Cuidado com a disposição para outras vagas.

Comentário:
Evite mencionar no currículo a sua disposição para concorrer a diversas vagas. Evite, por exemplo, mencionar que você se candidata a vaga de caixa, vendedora, secretária e recepcionista no mesmo currículo. É preferível que não mencione tal disposição, pois acredito que você só tem a perder se o fizer. Além disso, é muito provável que, se a empresa necessitar de um funcionário para outra atividade, diferente daquela da vaga ofertada, ela automaticamente selecionará seu currículo, caso você reúna as características desejadas ou necessárias para o exercício desta outra atividade.

*************************************************************************************
E AÍ? APROVEITOU? ENTÃO CAPRICHA NA ELABORAÇÃO DO SEU CURRÍCULO E ME MANDA NOTÍCIA SE CONQUISTAR ÀQUELA VAGA TÃO SONHADA, POIS QUERO DIVIDIR COM VOCÊ ESTA ALEGRIA! FICA COM DEUS E BOA SORTE!*****

NO PRÓXIMO POST COLOCAREI UM EXEMPLO DE CURRÍCULO PARA VOCÊ SE ORIENTAR !

0 comentários:

Postar um comentário

Imprimir esta página